Descubra sobre a Poluição Ambiental das embalagens do e-commerce

  • por

Quando você pede um produto online, já parou para ver como ele estava embalado? Pensando na caixa, muito plástico, papel e papelão são alguns dos materiais empregados e, muita das vezes não tendo a sua destinação ambientalmente correta e contribuindo para poluição. 

Com o distanciamento social, o e-commerce brasileiro aumentou em 47% em Abril de 2020, conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Konduto.

Todo esse boom da digitalização reflete na demanda por embalagens, onde as de papelão ondulado e papel, superaram a produção em 3.815.300 toneladas em 2020, de acordo com Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel).

E como frear essa pandemia de embalagens? Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes aos consumidores são responsáveis por medidas de não geração à destinação correta dos resíduos. Dessa forma, veja a seguir 5 motivos para investir em um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) ou Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS):

1: Minimiza a geração na fonte

É importante que o projeto promova em primeiro plano iniciativas de não geração e/ou redução de resíduos, para que a pressão sobre os recursos naturais e custos com tratamento final decresçam. Um design mais ecológico e melhor dimensionamento das embalagens pelos fabricantes e, a possibilidade de reutilização de embalagens por consumidores para outros fins, são algumas ações possíveis.

2: Fortalece ações ambientais

Através de ações educativas que engajam os geradores, a política de reciclagem pode ser fortalecida. A destinação de recicláveis para Cooperativas de Catadores, bem como o uso de aplicativos como o Cataki, promove a geração de renda e maior dignidade desses trabalhadores que tem papel fundamental na gestão de resíduos. Uma outra ação é o Programa Light Recicla, em que seus recicláveis valem desconto na tarifa de energia elétrica. Outras podem ser desenvolvidas na rotina do estabelecimento.

3: Estabelece uma rotina personalizada

Em cada local, encontramos pessoas com diferentes costumes e rotinas. A elaboração de um plano deve buscar um denominador comum, que se alinhe com a logística local. Definir os responsáveis pela separação ao armazenamento dos resíduos, empresas de coleta e quais ações ambientais alternativas são possíveis, permite que os processos tenham maior eficiência.

4: Aumenta a sua receita

Você sabia que mais de 70% dos clientes brasileiros esperam que as empresas não agridam o meio ambiente? (Instituto Akatu e GlobeScan, 2020). Dessa forma, realizar corretamente o gerenciamento dos resíduos não somente causa o impacto positivo no meio como promove um marketing verde genuíno, atraindo investimentos. Além disso, permite a reutilização destes resíduos nos processos internos do estabelecimento e evita multas e sanções aplicáveis pelos órgãos fiscalizadores, assim reduzindo custos.

5: Promove a Educação Ambiental

Um projeto ambiental torna-se completo com a integração dos envolvidos nas ações educativas. Além de permitir a eficiência contínua do plano, as pessoas trocam aprendizados e desenvolvem a consciência ambiental, além disso tornam-se multiplicadores das iniciativas para a sua comunidade. Política dos 3R’s, Economia Circular e Coleta Seletiva são alguns dos temas que podem ser desenvolvidos através de materiais instrutivos e oficinas.

Quer gerenciar os resíduos do seu estabelecimento ou seu condomínio corretamente? Acesse aqui sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos e saiba mais qual o projeto ideal para você com a Âmbar!

Fontes que ajudaram na construção desse texto

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-cresce-abril-coronavirus/

https://www.istoedinheiro.com.br/com-retomada-da-indstria-e-vendas-de-embalagens-setor-cresce-55-em-2020/

https://www.akatu.org.br/releases/conheca-os-principais-resultados-da-pesquisa-vida-saudavel-e-sustentavel-2020-realizada-pelo-instituto-akatu-e-globescan/

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-aumento-embalagens-coleta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *